Taylorismo e Fordismo

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

|
O taylorismo apareceu em 1911, através da obra de Frederick W. Taylor   “Os princípios da administração científica”.Esta teoria falava na divisão de tarefas, fazendo com que cada trabalhor fizessese apenas uma tarefa. Desta forma era possível os trabalhadores trabalharem mais rápido, recebendo incentivos aqueles que trabalhavam mais rápido.
O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a por em pratica a teoria de Taylor. Ford viu que a teoria de Taylor tinha imensas vantagens, tais como os trabalhadores trabalharem mais rápido, e conseguiu ainda assim melhorar a teoria de Taylor montando uma linha de montagem, para que os trabalhadores nao perdessem tempo a ir buscar os materiais. Esta invenção ainda hoje é usada até nas mais avançadas fábricas. Henry Ford ainda lançou 3 principios básicos:
“1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

Webgrafia: Percila, Taylorismo e Fordismo, 2007, 1 de Outobro de 2010 http://pt.shvoong.com/social-sciences/1674951-taylorismo-fordismo/

1 comentários:

Margarida disse...

Este método de produção só apresenta vantagens ou também desvantagens?

Enviar um comentário