Planificação das actividades

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

|
Todos estes jogos serão feitos com dois grupos de idosos, para cada grupo estão destinados 2 animadores.
Cada par de animadores tem os seus jogos. Desta forma quando os animadores terminarem os jogos com o seu grupo irão trocar de grupo com o outro par de animadores, para todos os idosos participarem em todos os jogos e conviverem com todos os animadores.

Jogo de Apresentação:
Colocam-se os Idosos em roda, e cada um tem de dizer o seu nome e idade, batendo um palma no fim para passar ao colega do lado e esse terá de fazer o mesmo continuando assim sucessivamente até ao fim.
Tempo: 10 minutos.

Jogo da Malha:
O animador coloca um alvo no chão (um alvo circular, feito de cartolina, com várias circulos, cada um desses circulos têm uma pontuação). Em seguida o animador dá um novelo de lã aos participantes explicando que o  objectivo é acertar no circulo que der mais pontos. Os participantes vão jogando à vez.
Tempo: 15 minutos.



Jogo da Memória:
Um animador mostra-se ao grupo de idosos com quem está a trabalhar, dando umas voltas para que os idosos possam ver como ele está vestido.
Depois esconde-se (atraz de um lençol ou em outra sala) para que possa colocar diversos acessorios (exemplo: oculos de sol, pulseiras, chapeus, cachecóis, luvas). Quando acabar de colocar todos os acessorios que o animador desejar, apresenta-se aos idosos e estes devem de dizer o que “mudou” no traje do animador.
Os animdores devem de fazer a vez, enquanto um se mostra aos idosos o outro animador deve de cativalos a dizer o que mudou no traje e vice versa.
Tempo: 15 minutos

Jogo do Balão:
O animador da actividade deve solicitar aos idosos para se organizarem em grupo de pares. O animador deve entregar um balão a cada par explicando que devem ter sempre o balão junto á parte do corpo que escolherem e não o devendo deixar cair têm de dançar até a música parar.
Os Idosos que não se conseguirem levantar ou utilizarem cadeira de rodas é lhes dado um balão e individualmente esse idoso dança com a parte do corpo que conseguir movimentar sem deixar cair o balão até a música parar.
Exemplo: Atirar o Balão ao ar;
Tempo: 15 minutos

Jogo dos Provérbios:
Destribuem-se folhas pelos Idosos com proverbios incompletos, para que eles completem cada um dos proverbios escrevendo a parte que falta do provébio. ( Para os Idosos que não saibam ler nem escrever os dinamizadores teram de os auxiliar). Ao fim de 15 minutos dá-se a solução aos  idosos oralmente.
Tempo: 15 minutos.

Jogo da História:
Colocam-se os idosos em roda, e um dos dinamizadores começa a explicar o jogo e explica a única regra que é dizer apenas 3 palavras.
Então o dinamizador começa por dizer “ Era uma vez”…
E por ordem de roda os idosos vão dar seguimento à história. No fim um dos dinamizadores, faz um apanhado de tudo e conta a história pedindo ajuda aos idosos.
Tempo: 10 minutos

0 comentários:

Enviar um comentário